sexta-feira, 27 de maio de 2011

ACC Acessibilidade em Trânsito Poético
Resumo do 4º capítulo da tese da Profª Drª Lucia Matos intitulada “Cartografando múltiplos corpos dançantes: A construção de novos territórios corporais e estáticos na dança contemporânea brasileira”  
                                                                                                  Por Catia Assunção1
 O presente texto refere-se ao resumo do capítulo Cartografando espaços fronteiriços:A produção da dança inclusiva(Disabled dance)no Brasil da autora Lucia Matos.O referido capítulo aborda a crítica da autora sobre alguns trabalhos coreográficos apresentados no 1ª Festival internacional Artes sem Barreiras de 2002.Matos1 concluiu que algumas coreografias apresentadas no Festival reforçam a dependência dos dançarinos com deficiência aos coreógrafos.Segundo a autora apesar  de ter a crença de estarmos iniciando uma mudança de paradigma ,não poderia deixar de ressaltar que,muitas vezes,espetáculos de dança que incluem dançarinos com deficiência podem também servir para uma visão estereotipadas desses sujeitos por apresentarem ,de forma limiar ou explicita,o sujeito com deficiência como herói de si mesmo,alvo da compaixão  ou alguém que busca incessantemente a proximidade com o paradigma da normalidade.
A partir da reflexão da autora, citarei minha análise comparativa sobre o evento que participei em homenagem ao dia Internacional da Contribuição da Síndrome Down na inclusão da grande diversidade. A Jornada foi desenvolvida entre o Programa Genética & Sociedade – Instituto de Biologia (UFBA),Associação Ser Down,Apae de Salvador   e pelo Centro de Educação Especial da Bahia(CEBA).


1 Profª e Pesquisadora de Dança pela UFBA, fez Iniciação Científica pela CNPQ.Participa do Grupo de Pesquisa Poética   da Diferença.Bolsista ACC da Proext 2011.
              2 Lucia Matos é profesora da Escola de Dança da UFBA

A programação contou com a palestras,mesas redondas,depoimentos,filmes e apresentação de Dança e Teatro.Foi observado na Jornada o esforço  da família,Escola  Instutuiçõe em  assegurar os dirteitos das PCD como saúde,Educação,Cultura e  emprego.
 No que se refere a  Dança, foi apresentado na Jornada o “Grupo da Cia.de Dança Opaxorô apresentou coreografia em homenagem a Chico Buarque de Holanda,notou-se que o grupo ainda trabalha com a reprodução dos movimentos.A proposta era o método de replica do movimento como prática de Ensino em Dança. A exemplo do padrão Professora na frente e educandos atrás copiando não disponibilizando a criação em Dança, se afastando da idéia do discurso do corpo capaz de poetizar como cita Daltro(2003)3A dança precisa consolidar o discurso de sua valorização enquanto corpo capaz de poetizar, entendendo-o dentro da perspectiva co-evolutiva entre o corpo biológico e o cultural.”
A partir da leitura e reflexão do 4º capítulo Cartografando espaços fronteiriços:A produção da dança inclusiva(Disabled dance)no Brasil. Conclui-se a necessidade de investir em pesquisas que comprovem a capacidade intelectual e física das PCD, a exemplo das pesquisas feitas pelo Grupo de pesquisa Poética da Diferença e o ACC Acessibilidade em Trânsito Poético que possibilitam a Prática de Dança como Políticas Públicas na busca da autonomia e uma vida social de mais qualidade as  Pessoas com deficiência .
 Recorrendo a Freire4A autonomia deve estar centrada em experiências estimuladoras da decisão, da responsabilidade, ou seja, em experiências respeitosas da liberdade. Para isso, ao ensinar, o professor deve ter liberdade e autoridade (FREIRE, 2003, p.104), em que a liberdade deve ser vivida em plenitude com a autoridade, onde a teoria siga em paralelo com a prática.
 __________________________________________________
3 Fátima Daltro é professora da Escola de Dança da UFBA  e desenvolve Pós Doc na Espanha.
              4 Paulo Freire  destacou-se por seu trabalho na área da educação popular.




Referências
 MATOS, Lúcia Helena Alfredi de – Cartografando múltiplos corpos dançantes: a construção de novos territórios corporais e estéticos na dança contemporânea brasileira. Tese de doutorado. Salvador, 2006
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
DALTRO, Fátima, Corpo Sitiado...A comunicação Invisivel.Dança,Rodas e Poéticas.São Paulo,2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário