domingo, 3 de abril de 2011

ACC Cirandas do Mar

O ACC Acessibilidade em Trânsito Poético desenvolveu no dia 1 de Abril “Cirandas do Mar” ministrado por Ana Cecília Soares, Ana Clara Santos e Viviane Fontoura. A Ciranda começou com apresentação de cada participante, pois para alguns educados foi a 1ª Ciranda do ACC. No decorrer da apresentação cada participante explanou sobre suas memórias e vivências com o Mar dando inicio aos movimentos ondulatórios.
O monitor Dilton falou da importância da impregnação do mar em seu corpo e como essa impregnação reverberava no bem estar de seu corpo. A educanda Tereza citou que não vai à praia, pois tem medo do mar, a monitora Manuela disse que o mar a faz lembrar-se de quando criança com seu pai, e relacionou o mar com as dificuldades da vida. A monitora Catia fez o paralelo entre o balanço do mar com a ginga da Capoeira Angola.O educando Rubens nos falou que, quando está de folga do trabalho vai para mar relaxar. O educando Joilson e Ana Paula gostam de levar seu filho para a praia, Núbia não gosta de aproximar-se do mar, a educanda Abeline gosta do mar, mas com a companhia de amigos.A educanda Mailza gosta de admirar o mar de longe, a monitora Ana Clara citou que seu pai gosta de contar historias de pescador, a mesma falou da brisa, frescor do mar . Tamara não tem muitas vivências com o mar,pois ela foi criada   na Chapada.Por ultimo a monitora Viviane falou da suas lembrança com o avô observando o mar e contou sua experiência de Improvisação na praia.
Após o exercício de oralidade sobre as historias, memórias e vivências com o mar, deu-se início ao aquecimento com a brincadeira do cacique integrando as memórias e os movimentos ondulatórios a ex: movimentos das ondas do mar e o puxar do anzol de pescador. A monitora Ana Cecília falou brevemente sobre a Ciranda de Olinda e ensinou a seguinte cantiga: Para dançar ciranda juntamos mão com mão formando uma roda cantando a mesma canção” (Domínio Público). Notou-se que todos os participantes cantaram e dançaram na marcação da percussão com muita atenção e satisfação, relacionando com os movimentos ondulatórios.
Houve a integração da memória corporal entre canto e da Dança com a Ciranda de Olinda, possibilitando dessa forma, a poesia cirandeira de cada participante. Corpo e Cultura poetizando a Arte. Cita Daltro “A dança precisa consolidar o discurso de sua valorização enquanto corpo capaz de poetizar, entendendo-o dentro da perspectiva co-evolutiva entre o corpo biológico e o cultural.” (2007).                                                                                          
 Na continuidade da Ciranda do Mar, a monitora Viviane trabalhou com percepção espacial, utilizou à metáfora da maré cheia, quando a maré estava vazia,todos saiam da cena e quando a maré estava cheia todos entravam na cena. Em seguida, foram propostos movimentos ondulatórios ao som de músicas de ciranda, cada participante realizou de sua maneira, os movimentos ondulatórios, podendo executar trocas com o outro participante. Como cita Damásio “A mente está cheia de imagens do interior do corpo e das sondas especializadas do corpo”. (DAMÁSIO, 2004, p. 144)
 A monitora Viviane também trabalhou com ritmos e níveis, um toque maré alta e dois toques maré baixa com movimentos em nível baixo ou médio. A monitora Cátia registrava a Ciranda com fotos e anotações no caderno. A monitora Ana Clara deu seguimento a Ciranda, dando indicações de movimentos ondulatórios nas partes do corpo (cabeça, pernas, quadril, abdômen, tronco e outros). Após o exercício dos movimentos ondulatórios nas partes do corpo, dês-se início ao alongamento para que todos ficassem relaxados. No final da Ciranda houve a vivência de trocas de aprendizagem entre aos participantes do ACC. Observou-se que a experiência da ciranda popular trazida por Ana Cecília trouxe satisfação para todos os participantes do ACC, possibilitando a autonomia dos educandos na composição criativa do movimento. Segundo Freire “A autonomia deve estar centrada em experiências estimuladoras da decisão, da responsabilidade, ou seja, em experiências respeitosas da liberdade.Para isso, ao ensinar, o professor deve ter liberdade e autoridade (FREIRE, 2003, p.104), em que a liberdade deve ser vivida em plenitude com a autoridade. Com o término da Ciranda do Mar, houve a reunião entre os Monitores do ACC, na reunião foram discutidos a estratégia dos Gts (divisão de tarefas para cada monitor em prol do ACC DANA 59), desenvolveu-se, a programação da próxima Ciranda ACC. A próxima Ministrante da Ciranda será Ana Clara Santoa, tendo a contribuição dos demais Monitores do ACC


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