sexta-feira, 15 de abril de 2011

Visita Técnica do ACC Dana 59 Instituto Baiano de Reabilitação

 Universidade Federal da Bahia 
 Pro Reitoria de Extensão 
  Visita Técnica do ACC Dana 59

 Instituto Baiano de Reabilitação



Por Cátia Assunção1

            ACC Acessibilidade em Trânsito Poético na data de 8  de Abril de 2011.1 fez a Visita Técnica junto ao Instituto Baiano de Reabilitação(IBR)  para Divulgação das Cirandas Artísticas Educativas do ACC DANA 59. A Visita Técnica contou com a presença da Monitora Catia Assunção e da Supervisora Técnica Ohana Negrão. A visita técnica teve início no horário de 140h30min da tarde, na própria Instituição, a monitora Catia Assunção explanou sobre o projeto do ACC Acessibilidade em Trânsito Poético tendo como foco a Cirandas Artisticas  no Instituto Baiano de Reabilitação

 A mesma citou que o Projeto Acessibilidade em Trânsito Poético, tendo como Coordenadoras Fátima Daltro (Espanha) e Lenira Renguel (Brasil), que desde 2004 através de projetos de extensão e pesquisas em dança vem oferecendo junto a uma equipe de professores e alunos vinculados a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, atividades de criação e pesquisa em dança para comunidade. Focalizam comunidades carentes da região de Salvador, especificamente pessoas com deficiência, com o objetivo de criar oportunidades para aproximá-los da dança e assim encontrar meios para dialogar com essa forma de expressão, desenvolvendo habilidades, autonomia e prováveis multiplicadores.

Suas atividades aproximam os elementos básicos da dança (espaço,tempo, movimento, vivencias rítmicas, jogos coreográficos, repertório de memória individual e coletiva), recursos para que possam desenvolver o olhar estético e critico sobre o fazer/ pensar dança na contemporaneidade.

_________________________________________________________________

1 Cátia Assunção é Licenciada em Dança pela UFBA e atualmente faz Bacharelado de Dança. Monitora do ACC Acessibilidade em Trânsito Poético e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Poética da Diferença.

 

Propõem oficinas permanentes de dança, o que chamamos de Ciranda Artísticas Educativas, proporcionando experiência artística em dança, bem como a sua circulação no mais diversos ambientes da cidade (Instituições de ensino, Museus, Teatros, Comunidades) e mantém as ações junto aos cuidadores (pais, mães e responsáveis).

Assunção explanou sobre o Grupo de Pesquisa Poética da Diferença que está vinculado a Escola de Dança, PPGDANCA. Além do eixo de interesse voltado para práxis educativas em dança em comunidades através do Acessibilidade em Trânsito Poético, apresenta uma segunda linha de pesquisa com estudos de processos de criação e configuração em dança junto ao Grupo X de Improvisação em Dança.

No decorrer da Visita Técnica, a Supervisora Técnica Ohana Negrão explanou sobre os benefícios IBR (Instituto Bahiano de Reabilitação) na recuperação de pessoas com deficiência motora, disponibilizando à comunidade baiana consultas médicas, terapias de reabilitação, exames de análises clínicas e oficina ortopédica. Além disso, o IBR também desenvolve trabalhos sociais complementares, como cursos de arte e pintura, grupos de apoio, programa de amparo a pacientes com patologias crônicas de risco obstétrico, entre outros.
Como o IBIT, é através da Fundação José Silveira que o IBR obtém os recursos necessários para a sua manutenção, desenvolvimento tecnológico e assistência social.

 O atendimento é feito às pessoas com deficiência de todas as faixas etárias, residentes na região urbana, metropolitana e interior do estado. Disponibiliza 98% da sua capacidade instalada ao gestor de SUS – Sistema Único de Saúde.
Em 2005, o IBR criou o Centro de Estudos e Pesquisa do IBR (Cepi) com o intuito de organizar as sessões científicas, artigos científicos, cursos, seminários, workshops, dentre outros. A idéia é pomover a qualificação profissional e aprimoramento técnico, estimulando a produção científica e pesquisas. A Instituição trabalha com pacientes (título dado aos freqüentadores) entre Crianças, adolescentes e adultos com deficiência física ou mental (não atendem Síndrome de Down) Atende o SUS e qualquer tipo de convênio (alguns convênios não cobrem todos os serviços).

No seguimento da Visita Técnica, foi entregue a supervisora técnica Ohana Negrão o projeto das Cirandas Artísticas, a mesma citou que teria que conversar com o Coordenador Pedagógico Rogério Gomes sobre a possibilidade da Ciranda Artística junto ao publico do IBR e que a Instituição está passando por reformas e só após a reformar poderia ocorrer as Cirandas.

A partir da Visita Técnica do ACC Acessibilidade em Trânsito Poético ao IBR, observou-se que a Instituição possui profissionais da área de Educação, Saúde e Serviço Social, havendo a possibilidade de haver as Cirandas Artísticas como proposta de incentivo a construção de autonomia e qualidade de vida para os pacientes do IBR.

Segundo Freire2 “A autonomia deve estar centrada em experiências estimuladoras da decisão, da responsabilidade, ou seja, em experiências respeitosas da liberdade. Para isso, ao ensinar, o professor deve ter liberdade e autoridade (FREIRE, 2003, p.104), em que a liberdade deve ser vivida em plenitude com a autoridade.

  O ACC Acessibilidade em Trânsito Poético em 2011.1 está dialogando com as Instituições de Salvador. O diálogo perpassa pelo processo de experiência artística educativa em dança para Pessoas com Deficiência. As Cirandas Artísticas Educativas do ACC Dana 59, acessibiliza a poesia através da metodologia científica para Dança Educação. Cita Daltro3 “A dança precisa consolidar o discurso de sua valorização enquanto corpo capaz de poetizar, entendendo-o dentro da perspectiva co-evolutiva entre o corpo biológico e o cultural.” (2007).

 Nesse trânsito Poético, todos produtozem conhecimentos e a Dança concretiza o direito a cidadania e saúde que é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida pública e política de seu país. O ACC auxilia a todos os participantes o caminho da Educação como ato político.  






2 Professor  Paulo Reglus Neves Freire destacou-se por seu trabalho na área da educação popular.

                 3  Profª Drª Fátima Daltro de Castro Correia é Docente da Escola de Dança da UFBA.



IBR – INSTITUTO BAIANO DE REABILITAÇÃO

Endereço:      Av. Presidente Vargas, 2947, Ondina

Telefone:        336 3155/

Fax: 336 3068

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta/ 07:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00

Modalidade de Atendimento:

Reabilitação de deficientes físicos

Tipos de Serviços:

Neurologia  


Serviço Social


Fisioterapia    


Psicopedagodia


Ortopedia  


Oficina Ortopédica


Fisiatria  


Terapia Ocupacional


Reumatologia  


Hidroterapia


Pediatria  


Estimulação Precoce  


Enfermagem  


Psicomotricidade


Clínica Médica  


Psicologia:


Odontologia  


  Avaliação Pedagógica


Audiometria  


  Psicoterapia


Fonoaudiologia                                                         


  Trabalho de Conscientização com


Escola Especial as mães.  


  Dinâmica de Grupo com as mães



  Período de Inscrição:

Permanente (deve passar pela triagem)


Créditos do ACC DANA 59

Equipe

Profª Drª Fátima Daltro e Profª Drª Lenira Rangel (coordenação da ACC e da Atividade de Extensão);

Edu Oliveira (apoio e monitoria do ACC);

Barbara Santos ( Docente em Dança)

Ana Clara Santos (mestranda de Dança)

Ana Cecília  Soares(mestranda de Dança)

Monitoria

Cátia Assunção (Dança/bolsista ACC/ monitoria);

Viviane Fontoura  (Dança/Bolsista  PIBID/ voluntária do ACC);

Darlene S. Menezes (Dança/ voluntária do ACC);

Manuele Conceição dos S. Reis (Dança/ voluntária do ACC);

Dilsileide S.Aleluia (Dança/ voluntária do ACC);

Fabiane V. V.Martins (Dança/ voluntária do ACC);

 Larissa de C. G. Cunha (Dança/ voluntária do ACC)

Educandos  ACC

 Ana Carla Souza, Ana Paula de Jesus, Mailza Borges,Tereza Silva, Rubem Oliveira, Joilson Costa, Jaguracy Santos e Beline Miniz e Nubia Silva.





Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

DALTRO, Fátima, Corpo Sitiado...A comunicação Invisivel.Dança,Rodas e Poéticas.São Paulo,2007.

Um comentário:

  1. Olá Catita, parabéns pelo blog. Muito bom divulgar o projeto através da web. Em breve divulgarei o meu aqui. Um beijo, Isa.

    ResponderExcluir