domingo, 17 de abril de 2011

Visita Técnica do ACC Dana 59 Centro de Educação Especial da Bahia

                                                      Universidade Federal ada Bahia
                    ACC – Acessibilidade em Trânsito Poético
             Visita Técnica do ACC Dana 59
                                                           Centro de Educação Especial da Bahia
Por Cátia Assunção 1
 ACC Acessibilidade em Trânsito Poético na data de 8  de Abril de 2011.1 fez a Visita Técnica junto ao Centro de Educação Especial  da Bahia(CEEBA) o  para Divulgação das Cirandas Artísticas Educativas do ACC DANA 59. A Visita Técnica contou com a presença da Monitora Catia Assunção e da Diretora do Centro Especial de Educação Alzira Castro.
A visita técnica teve início no horário de 10h30min da manhã no próprio Centro de Educação Especial da Bahia, a monitora Catia Assunção explanou sobre o projeto do ACC Acessibilidade em Trânsito Poético tendo como foco a Cirandas Artisticas Educativas no Centro de Educação Especial  da Bahia . A mesma citou que o Projeto Acessibilidade em Trânsito Poético, tendo como Coordenadoras Fátima Daltro (Espanha) e Lenira Renguel (Brasil) que desde 2004 através de projetos de extensão e pesquisas em dança vem oferecendo junto a uma equipe de professores e alunos vinculados a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, atividades de criação e pesquisa em dança para comunidade.
Focalizam comunidades carentes da região de Salvador, especificamente pessoas com deficiência, com o objetivo de criar oportunidades para aproximá-los da dança e assim encontrar meios para dialogar com essa forma de expressão, desenvolvendo habilidades, autonomia e prováveis multiplicadores.

1 Cátia Assunção é Licenciada em Dança pela UFBA e atualmente faz Bacharelado de Dança. Monitora do ACC Acessibilidade em Trânsito Poético e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Poética da Diferença.
Suas atividades aproximam os elementos básicos da dança (espaço,tempo, movimento, vivencias rítmicas, jogos coreográficos, repertório de memória individual e coletiva), recursos para que possam desenvolver o olhar estético e critico sobre o fazer/ pensar dança na contemporaneidade. Propõe oficinas permanentes de dança, o que chamamos de Ciranda Artísticas Educativas, proporcionando experiência artística em dança, bem como a sua circulação no mais diversos ambientes da cidade (Instituições de ensino, Museus, Teatros, Comunidades) e mantém as ações junto aos cuidadores (pais, mães e responsáveis).
Assunção explanou sobre o Grupo de Pesquisa Poética da Diferença que está vinculado a Escola de Dança, PPGDANCA. Além do eixo de interesse voltado para práxis educativas em dança em comunidades através do Acessibilidade em Trânsito Poético, apresenta uma segunda linha de pesquisa com estudos de processos de criação e configuração em dança junto ao Grupo X de Improvisação em Dança. No decorrer da Visita Técnica a Diretora Alzira Casto  descreveu a funcionalidade do Centro de Educação Especial da Bahia.
 No CEEBA, é realizado, desde a sua fundação, em 1992, um trabalho educacional especial com aproximadamente 530 jovens com deficiência intelectual e transtorno global do desenvolvimento. Pioneira em dar suporte a esse público, a instituição tornou-se, em 2008, exclusivamente educacional, com a perspectiva inclusiva (escolar, social e profissional). “Ao longo desses anos, desempenhamos um papel muito significativo no desenvolvimento das habilidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Temos tido retorno dos pais e das empresas onde nossos alunos estão atuando. Isso nos dá uma sensação de dever cumprido”, ressalta a diretora Alzira de Castro.
            Além do acompanhamento especializado de três psicopedagogos, o CEEBA presta um assessoramento aos alunos no ingresso ao mundo profissional e na promoção de formação dos professores da rede regular de ensino.Serviços de orientação, encaminhamentos, atendimento psicopedagógico, psicológico,oficinas de produção e estimulação precoce a Pessoas com deficiência.

Na seguimento da Visita Técnica, a Diretora Alzira Castro citou que o CEEBA dispõe de uma professora de Dança e que ficava preocupada em colocar mais atividades, pois os educandos ficariam muito atarefados. Assunção explanou sobre a diversidade de Dança e que as Cirandas Artísticas diferenciavam das aulas da Profª de dança e que seria muito produtiva a experiência para educandos e pais do CEEBA .
Diretora mencionou que o CEEBA tem parceria com o ACC BIOA 94 e poderia firmar uma parceria com o ACC DANA 59. O processo burocrático de parceria  está em andamento.No final da Visita Técnica ao Centro de Educação Especial da Bahia, foi entregue a diretora  o Projeto das Cirandas Artísticas do ACC ,a mesma citou que vai analisar o Projeto e em reunião Pedagógica vai definir se poderá ser feita a parceria e assim a Ciranda Artística do ACC DANA 59  no CEEBA.
A partir da Visita Técnica do ACC Acessibilidade em Trânsito Poético no Centro de Educação especial da Bahia, observou-se que a Intuição viabiliza a Dança como prática pedagógica para os educandos, o mesmo não acontece com os pais, a própria Diretora citou que os responsáveis ficam ociosos em quanto aguardam seus filhos terminarem as atividades propostas no CEEBA. A partir dessa fala Assunção explicou que no ACC DANA 59, oferece aos reponsáveis aulas de dança sendo que não ficam juntos,os educandos ficam em uma sala e os resposáveis em outra sala,objetivando a autonomia de ambos. Segundo Freire2A autonomia deve estar centrada em experiências estimuladoras da decisão, da responsabilidade, ou seja, em experiências respeitosas da liberdade. Para isso, ao ensinar, o professor deve ter liberdade e autoridade (FREIRE, 2003, p.104), em que a liberdade deve ser vivida em plenitude com a autoridade. No término da Visita Técnica entre Assunção Monitora do ACC e da diretora Alzira Castro, a mesma pediu que aguardasse resposta sobre a parceria ACC DANA 59 e o CEEEBA.
O ACC Acessibilidade em Trânsito Poético dialoga nesse momento com a Acessibilidade das Instituições de Salvador, no Processo de experiência artística educativa em dança para Pessoas com Deficiência, tendo objetivo divulgar o ACC nas Instituições. Com as Cirandas Artísticas Educativas, o ACC Dana 59 acessibiliza a poesia através da metodologia científica para Dança Educação. Cita Daltro3 “A dança precisa consolidar o discurso de sua valorização enquanto corpo capaz de poetizar, entendendo-o dentro da perspectiva co-evolutiva entre o corpo biológico e o cultural.” (2007).                                                                                      

2 Professor  Paulo Reglus Neves Freire destacou-se por seu trabalho na área da educação popular.
3  Profª Drª Fátima Daltro de Castro Correia é Docente da Escola de Dança da UFBA.

Nesse  trânsito Poético, todos produtozem  conhecimentos e a Dança concretiza o direito a cidadania que é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida pública e política de seu país.O ACC  auxilia  a todos os participantes  o caminho da Educação como ato político.

    
 Localização
Rua. Raimundo Pereira de Magalhães, Ondina
Tel: (71)3245-7396
Atendimento gratuito: Das 07h30min às 11h30minh / 13h00min às 17h00minh
  

Associação Bahiana de Cegos
Rua Mesquita Barris, 40 - Barris
Salvador - BA, 40070-410
(0xx)71 3114-3500
Ônibus: Estação de Ônibus da Lapa
Link


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Créditos:
Equipe
Profª Drª Fátima Daltro e Profª Drª Lenira Rangel (coordenação da ACC e da Atividade de Extensão);
Edu Oliveira (apoio e monitoria do ACC);
Barbara Santos ( Docente em Dança)
Ana Clara Santos (mestranda de Dança)
Ana Cecília (mestranda de Dança)
Monitoria
Cátia Assunção (Dança/bolsista ACC/ monitoria);
Viviane Fontoura  (Dança/Bolsista  PIBID/ voluntária do ACC);
Darlene S. Menezes (Dança/ voluntária do ACC);
Manuele Conceição dos S. Reis (Dança/ voluntária do ACC);
Dilsileide S.Aleluia (Dança/ voluntária do ACC);
Fabiane V. V.Martins (Dança/ voluntária do ACC);
 Larissa de C. G. Cunha (Dança/ voluntária do ACC)
Educandos  ACC
 Ana Carla Souza, Ana Paula de Jesus, Mailza Borges,Tereza Silva, Rubem Oliveira, Joilson Costa, Jaguracy Santos e Beline Miniz e Nubia Silva.


Referências
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
DALTRO, Fátima, Corpo Sitiado...A comunicação Invisivel.Dança,Rodas e Poéticas.São Paulo,2007.

Deficiência Visual


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